sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Onde, aonde ou nenhum dos dois?

Muita gente tem esta dúvida: quando usar onde e quando usar aonde? Para começar a esclarecê-la, vamos à definição destas palavras no dicionário.

Onde: advérbio que significa em que lugar, em qual lugar.
Aonde: advérbio que significa para onde; para que lugar ou para o lugar que; a que lugar, ao qual lugar.
(Adapatado de: dicionários eletrônicos Aulete Digital e Houaiss)

A diferença é sutil, mas importante. Podemos perceber que o significado de onde é regido pela preposição em, e o significado de aonde, pela perposição para. É esse detalhe que faz com que o uso desses advérbios seja destinado a casos diferentes.

Costuma-se dizer que se usa aonde com verbos de movimento. Mas o que isso quer dizer? Os verbos chamados assim são aqueles que dão ideia de locomoção, de mudança de direção, como ir e chegar. São verbos transitivos indiretos que exigem as preposiçoes para ou a, pois, como ouvimos desde os tempos da escola, "quem vai,vai a algum lugar" e "quem chega, chega a algum lugar". Assim, aonde nada mais é do que a contração da preposição a com o advérbio onde. Por isso, dizemos: "Eu sei aonde você foi ontem à noite"e "Cheguei aonde sempre quis!".

O advérbio onde indica permanência e é usado para indicar o lugar de alguém ou de alguma coisa, de maneira estática. Por isso, dizemos: "Onde você colocou minha camiseta?" e "Não sei dizer onde ela está".

Assim, para sabermos qual dos advérbios usar, basta estar atento à regência do verbo que ele modifica. Se for regido pelas preposições a ou para, usamos aonde, se não, usamos onde. Mas atenção, quando já houver uma perposição na oração, usamos sempre onde, mesmo que o verbo indique movimento. Por isso dizemos: "Você vai aonde é convidada" e "Você vai para onde é convidada".

No português contemporâneo, a palavra onde tem sido usada também como pronome relativo, e podemos ver frases como "Escrevi uma carta onde reivindicava meus direitos". Originalmente, onde tem função adverbial e, portanto, seu uso não cabe na frase citada, já que não está ligado ao verbo "escrever", mas ao substantivo "carta". Nestes casos, devemos substituí-lo por em que, na qual ou no qual. E a frase ficaria "Escrevi uma carta na qual reivindicava meus direitos".

(Fontes de pesquisa: Dicionário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa 1.0.7; Dicionário eletrônico Aulete Digital; Manual de Redação e Estilo do Estado de S. Paulo, Eduardo Martins, ed. Moderna.)

Um comentário:

  1. amo o blog. continue assim.


    Tenho uma dúvida, dentre inúmeras: quando eu uso as expressões "para com.." e "para contigo/ comigo". Existe regra?


    Aguardo retorno e obrigado

    ResponderExcluir